Em Ipanema, no alto de um dos prédios de 26 andares do Complexo Rubem Braga, que atende as Comunidades de Cantagalo e Pavão-Pavãozinho, na Zona Sul do Rio de Janeiro, está o CIEP Presidente João Goulart, da Secretaria Municipal de Educação. É no CIEP que funciona a Escola Municipal de mesmo nome, além do Espaço Criança Esperança, uma conceituada academia de boxe e diversos cursos profissionalizantes.

A professora Tania Regina pede que os alunos do Ensino Fundamental da turma 1401 peguem seus crachás. Neles estão escritos os nomes pelos quais as crianças gostariam de ser chamadas durante a dinâmica do programaAmigos do Zippy: Maradona, CR7, Guigui, Barbie... Tia Taninha, como a professora é chamada durante o encontro com Zippy, começa a interação com uma música feita por uma das crianças:

Às vezes a timidez atrapalha uma ou outra participação, mas basta um olhar carinhoso da “Tia”, seguido de palavras de incentivo, para a criança se soltar. A dinâmica segue com contação da história do Zippy e debate sobre como os personagens podem agir nas situações apresentadas. O programa ensina a abrir o “leque de opções” para as crianças escolherem a melhor estratégia para cada situação. “Usamos bonecos de papel para um dos trabalhos de grupo e muitas vezes a criança transfere sentimentos próprios ou de pessoas conhecidas para o personagem, facilitando o reconhecimento dos sentimentos que estão represados e com os quais é preciso lidar”, conta a professora capacitada e certificada pela ASEC.

Tania Regina conta que a sala de aula de 32 alunos está sempre cheia – nesse dia somente dois estudantes estavam ausentes. Segundo a professora, com todas as dificuldades que a comunidade escolar enfrenta, o programa AZ contribui e muito com a queda na evasão escolar e na melhora dos resultados acadêmicos.