Secretarias de Educação

Para implantar o programa Amigos do Zippy em uma nova cidade, a ASEC segue o seguinte processo:

● Apresentação do programa para a equipe da Secretaria de Educação para que, juntos, avaliem o alinhamento com sua filosofia de ensino, plano pedagógico, suas prioridades, aspectos operacionais, etc.

● Preparação de um projeto, considerando suas características específicas e descrevendo todas as etapas de implantação, atividades, cronograma e custos. Para essa etapa, deve ser indicada a quantidade de escolas, de professores e de crianças a participar.

● Quando aprovado, o projeto dá origem a um contrato, através do qual serão disponibilizados localmente os encontros de formação de educadores (Formação Básica e Formação Continuada – clique aqui para ver os conteúdos da formação) e todo o suporte necessário, incluindo visitas às salas de aula enquanto o programa estiver sendo desenvolvido com os alunos.
OBS.: Por ser a ASEC entidade sem fins econômicos e única representante do programa no Brasil, a contratação do serviço pode ser efetuada por inexigibilidade.

● A Secretaria de Educação indica as escolas e os professores de convívio diário das crianças para participar e prepara em conjunto com a ASEC o calendário de todas as atividades.

OBS: A Formação Básica é ministrada no início do ano, usualmente entre os meses de fevereiro e março. Os professores aprovados receberão um certificado habilitando-os a desenvolver o programa e também todo o material necessário para o desenvolvimento das aulas com seus alunos (veja mais informações em Material).

O programa costuma ser desenvolvido nas escolas entre os meses de abril e outubro – 3 módulos no primeiro semestre e 3 módulos no segundo (outros esquemas de datas, porém, podem ser estudados).

Após a implementação do programa Amigos do Zippy, a Secretaria de Educação pode expandir a abrangência das ações de Educação Emocional com os programas Amigos do Maçã, voltado para turmas de crianças que já participaram do Amigos do Zippy e seus respectivos professores, e Amigos do Zippy em Casa, que visa tornar o ambiente das casas das crianças um espaço em que as habilidades emocionais e sociais desenvolvidas na escola podem ser ainda mais reforçadas.

Para saber mais sobre outros programas e cursos oferecidos pela ASEC, acesse o Portal ASEC.

A elaboração de projetos leva em conta a disponibilidade de recursos humanos da ASEC. As vagas são preenchidas por ordem de aprovação dos projetos pelos parceiros.

 

 


TECNOLOGIA EDUCACIONAL PRE-QUALIFICADA PELO MEC - A metodologia de capacitação de educadores em educação emocional da ASEC foi uma das 25 metodologias selecionadas pelo Ministério da Educação (MEC), pelo Edital lançado em 2011, para compor o “Guia de Tecnologias Educacionais da Educação Integral e Integrada e da Articulação da Escola com seu Território 2013/MEC”, instrumento criado com o objetivo de disponibilizar às escolas um conjunto de opções de tecnologias educacionais previamente avaliadas que promovam melhoria no processode aprendizagem ou na qualidade geral da escola.

A avaliação, realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que formou Comitê Técnico-Científico com especialistas de todo o país, baseou-se em critérios como: qualidade técnica e pedagógica da proposta; potencial de utilização na prática educacional; coerência entre pressupostos teórico-metodológicos, objetivos, metodologia e recursos didático-peda¬gógicos apresentados; e adequação do material didático e de formação de professores às finalidades da proposta.